quarta-feira, 2 de março de 2011

Catedral de Santa Maria Mão de Deus é dedicada em solene celebração

Fachada da Catedral de Santa Maria Mãe de Deus
Diocese de Castanhal 
A Dedicação de uma Igreja Catedral é considerada a Cerimônia Litúrgica mais solene da liturgia católica. No ultimo dia 27 de fevereiro de 2011, ocorreu na Diocese de Castanhal a Dedicação de sua Igreja Mãe. A solene Liturgia foi presidida pelo representante do Papa Bento XVI, o Eminentíssimo Cardeal Giovanni Batistti Ré (Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos), e contou ainda com a presença de Dom Lorenzo Baldisseri (Núncio Apostólico no Brasil), Dom Alberto Taveira (Arcebispo Metropolitano de Belém), Dom Jesus Maria Cizaurre (Presidente do Reginal Norte II - CNBB), entre outros Bispos do Pará e representantes do Clero da Diocese de Brecha (Diocese de origem de Dom Carlos, situada ao norte da Itália), além de centenas de Padres, Diáconos e Seminaristas.
Em sua homilia, o Cardeal Ré declarou que a nova catedral, "é um ponto de referência para testemunho de todo cristão, para proclamar a fé e a união a Cristo. É uma casa de oração, escola da verdade e amor fraterno, lugar de encontro com Deus (...) e aqui se formam os discípulos da palavra", definiu.
Dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal há cinco anos, se declarou agradecido a todos os que colaboraram para a construção da nova Catedral. "Eu quero somente agradecer. Essa é uma obra de Deus, mas ela só será bonita quando não faltar nenhum de nossos irmãos, é assim que ela se conclui. A Catedral é de vocês e esse prédio não tem nenhum sentido sem vocês, que são a Igreja Viva".
Sob o altar da nova Catedral foram depostas as relíquias da beata Madre Tereza de Calcutá, de santa Terezinha do Menino Jesus, santo Inácio de Loyola, são Carlos Borromeo, são João Bosco e santa Ângela Merici, além do pergaminho contendo a ata da cerimônia.
A nova catedral terá amplo espaço para missas e eventos religiosos das 31 paróquias de 25 municípios do nordeste paraense que compõem a Diocese de Castanhal. Lá funcionará a Casa dos Irmãos, que oferecerá hospedagem para padres, além de secretarias pastorais e outras atividades religiosas. O prédio contará ainda com sete salas de reuniões, biblioteca, auditório, refeitório com cozinha industrial e duas salas para reuniões externas com claridade natural. Também há jardins e obras de arte, painéis e mosaicos de artistas italianos e paraenses, inclusive uma cruz com mais de quatro metros, pintada por Dom Carlos Verzeletti, além dos sinos, uma porta de bronze de três toneladas e o altar, de quatro toneladas.
Fonte: Agência Pará

3 comentários:

  1. Belíssima celebração. Cheia de ritos e símbolos que expressam a nossa fé - a milenar fé que professamos e o antiquíssimo credo que proclamamamos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá!!! Soleníssimo!!! Meu coração exxultou de emoção durante Essa Celebração!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber se possivel algusmas fotos deste dia, se não for dificio. É para eu colocar no blog da paróquia do sagrado coração de jesus da Diocese de Bragança-Pa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...