sábado, 18 de janeiro de 2014

Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra


Vincent Nichols nasceu em Crosby, Lancashire (actualmente Merseyside), filho de Henry Joseph e Mary Nichols, ambos professores. Enquanto criança, quis ser condutor de veículos pesados mas o chamamento para o sacerdócio enquanto adolescente falou mais alto.

Frequentou o St. Mary's College em Crosby entre 1956 e 1963 e posteriormente seguiu para o Venerable English College em Roma. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Liverpool a 21 de Dezembro de 1969. Licenciou-se em Teologia Sagrada na Pontifícia Universidade Gregoriana em 1970. Ao regressar a Inglaterra, estudou na Universidade de Manchester onde obteve o mestrado em Teologia, em 1971, especializando-se na vida de St. John Fisher. Obteve o diploma de Master's in Education na Loyola University Chicago em 1974.

Entre 1984 e 1993 ocupou o cargo de Secretário-geral da Conferência Episcopal de Inglaterra e do País de Gales.

Foi nomeado bispo-auxiliar de Westminster e bispo titular de Othona a 5 de Novembro de 1991 pelo Papa João Paulo II. Foi ordenado a 24 de Janeiro de 1992 pelo Cardeal Basil Hume OSB, arcebispo Derek Worlock e bispo Alan Clark, na Catedral de Westminster. À data, com apenas 46 anos tornou-se no mais jovem bispo do Reino Unido. Escolheu para seu lema episcopal: "Fortis ut Mors Dilectio" (o Amor é tão forte como a Morte) do Livro dos Cânticos 8,6.

Foi nomeado arcebispo de Birmingham a 15 de Fevereiro de 2000 sucedendo a Maurice Noël Léon Couve de Murville, e tomou posse a 29 de Março.

A 3 de Abril de 2009, foi nomeado por Bento XVI, Arcebispo de Westminster, com entrada solene a 21 de Maio de 2009. Foi veiculado na impressa que a escolha foi feita por Bento XVI depois da Congregação para os Bispos ter falhado no alcance de um consenso. Sucedeu assim ao Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, que já tinha pedido a sua resignação à Santa Sé por ter atingido o limite de idade previsto no Código de Direito Canônico.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...