domingo, 19 de janeiro de 2014

Dom Leopoldo Solorzano, arcebispo de Manágua, Nicarágua


Dom Leopoldo Brenes Solórzano Joseph nasceu na cidade de Ticuantepe, Departamento de Manágua , em 07 março de 1949 .

Estudou no Seminário Nacional de Manágua (filosofia e teologia) e no Seminário Conciliar do México (teologia). Depois, foi para aPontifícia Universidade Gregoriana, em Roma e para a Pontifícia Universidade Lateranense (licenciatura em teologia dogmática).

Foi ordenado padre em 16 de agosto de 1974 em Manágua, por Miguel Obando Bravo, S.D.B., arcebispo de Manágua. Foi pároco de Tisma, departamento de Manágua, em Sán Miguel, e em Santa Gema, Las Brisas. Depois foi para a paróquia de La Asunción, Manágua, e depois, das freguesias de São Pio X, Espírito Santo e Santa Rosa, também em Manágua. Foi o vigário para a Pastoral da Arquidiocese de Manágua. Depois, vigário episcopal para as vocações e ministérios.

Foi eleito bispo-titular de Maturba e bispo-auxiliar nomeado de Manágua em 13 de fevereiro de 1988. Foi consagrado em 18 de março de 1988, na catedral metropolitana de Manágua, pelo agora cardeal Miguel Obando Bravo, S.D.B., arcebispo de Manágua, assistido por Paolo Giglio, arcebispo-titular de Tindari, núncio apostólico na Nicarágua, e por Arturo Rivera Damas, S.D.B., arcebispo de San Salvador.1 Foi transferido para a sé de Matagalpa em 2 de novembro de 1991. Promovido à Sé metropolitana de Manágua em 1 de abril de 2005, recebeu o pálio do Papa Bento XVI em 29 de junho de 2005, na Basílica de São Pedro.

Seu nome foi divulgado em 12 de janeiro de 2014 como participante do Consistório Ordinário Público de 2014 para criação de novos cardeais.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...