quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

D. Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé


Nasceu em Finthen , um bairro de Mainz . Depois de se formar na Willigis Episcopal High School, em Mainz, estudou filosofia e teologia em Mainz, Munique e Freiburg . Em 1977, ele recebeu o Doutor em Divindade sob Karl Lehmann para sua tese sobre o teólogo protestante Dietrich Bonhoeffer .

Ele foi ordenado sacerdote para a diocese de Mainz em 11 de fevereiro de 1978, logo após seu aniversário de 30 anos, pelo Cardeal Hermann Volk . Depois de sua ordenação presbiteral, trabalhou como capelão em três paróquias.

Em 1986, o padre Müller recebeu uma chamada a tornar-se na cadeira em teologia dogmática na Universidade Ludwig Maximilian de Munique , onde ainda é professor honorário. 

O Papa João Paulo II em 01 de outubro de 2002 nomeou-o Bispo de Regensburg . Foi ordenado e consagrado como bispo em 24 de novembro de 2002, com o cardeal Friedrich Wetter servindo como sagrante principal. Entre as principais co-sagrantes o Cardeal Karl Lehmann, bispo Vinzenz Guggenberger , e Bispo Emérito de Regensburg Manfred Müller. Para o seu lema episcopal, Müller escolheu "Dominus Iesus" (Jesus é o Senhor, Romanos 10:9).

Em 20 de dezembro de 2007, o então bispo Müller foi reconduzido pelo Papa Bento XVI por mais cinco anos como membro da Congregação para a Doutrina da Fé. Em 17 de janeiro de 2009, ele também foi nomeado para servir como membro do Conselho Pontifício para a Cultura . Em 12 junho de 2012 o bispo Müller foi nomeado membro da Congregação para a Educação Católicapara um mandato renovável de cinco anos. No mesmo dia, ele também foi nomeado membro do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos .

Na Conferência Episcopal Alemã, Dom Müller foi Presidente da Comissão Ecumênica, Vice-Presidente da Comissão e membro da Fé Igreja Mundial da Comissão. Ele também foi vice-presidente da Associação de Igrejas Cristãs na Alemanha e primeiro presidente da Sociedade para a Promoção da Eastern Institute Igreja em Regensburg.

Como amigo pessoal do Papa Bento XVI, ele foi encarregado de preparar a publicação da "Opera Omnia":. Uma série de livros que irá recolher, em uma única edição, todos os escritos de Bento XVI o próprio Müller foi escrito mais de 400 obras sobre teologia dogmática, o ecumenismo, a revelação, a hermenêutica, o sacerdócio eo diaconato.

Müller também foi aluno de Gustavo Gutiérrez , o "pai" do latino-americano a teologia da libertação , com quem tem uma longa e estreita amizade.

Em 02 de julho de 2012 foi nomeado bispo Müller prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa Bento XVI. Ao mesmo tempo, foi nomeado Arcebispo ad personam .Como resultado de seu novo papel é também seu presidente ex officio da Pontifícia Comissão Bíblica , a Comissão Teológica Internacional , ea Comissão Pontifícia Ecclesia Dei . Em janeiro de 2014, foi anunciado que Müller será elevado ao cardinalato no próximo consistório em 22 de fevereiro de 2014.

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...