domingo, 15 de dezembro de 2013

III Domingo do Advento (Gaudete)


Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete. Modestia vestra nota sit omnibus hominibus: Dominus enum prope est. Nihil solliciti sitis: sed in omni oratione petitiones vestrae innotescant apud Deum. enedixisti, Domine, terram tuam: avertisti captivitatem Jacob. (Intróito)

Neste domingo, III do Advento, a santa igreja celebra o chamado domingo Gaudete, que possui este nome em razão do intróito deste dia começar por esta palavra, que significa Regozijai. Nosso coração de filhos da santa igreja não poderia estar de outro modo, pois a cor Rósea já anuncia as alegrias que em breve iremos experimentar no Natal do Senhor.

Nesta semana, nos tempos antigos faziam-se os escrutínios dos ordenandos e dos jejuns que precedem as ordenações, a exemplo dos catecúmenos que no IV Domingo da Quaresma (Laetare) preparavam-se para a recepção do batismo, neste III do Advento os eleitos ao sacerdócio preparavam-se para o sacramento da ordem.

Toda a liturgia deste dia aponta que o senhor está próximo, “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos! O Senhor está perto” diz a antífona, esta espera deve ser guiada pelo exemplo de João Batista, que não cedeu à tentação de se dizer Messias conforme observamos no Evangelho. Ele não era nem o Messias, nem Elias, nem algum dos profetas, era simplesmente um servo fiel como todos nós o devemos ser para bem receber nosso salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...