quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Agradecimento - Festividade de São Tarcísio 2012

ARQUIDIOCESE DE BELÉM
CONSELHO ARQUIDIOCESANO DOS SERVIDORES DO ALTAR

Belém, 15 de agosto de 2012

Amados amigos no Senhor,

Temos obrigação de agradecer ao Senhor Deus e a todos que tornaram os momentos que passamos na manhã deste 15 de agosto de 2012 inesquecíveis, porém como fazê-lo, se já o fizemos. Sim, o fizemos, pois a Santa Missa é a maior das ação de graças a Deus, Eucaristia significa propriamente isso, Ação de Graças.

O Salmo 115 nos propõe a seguinte máxima: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.”. O que temos feito diariamente senão isto? Ao ajudarmos ao altar do Senhor tomamos parte dele, e o fazemos precisamente para dar graças a ele, ele se doa a nós, doemo-nos também a ele, tomemos parte da divindade dele, como ele toma parte de nossa humanidade.

Nosso excelso mártir fez senão isto, tomou parte de tal modo da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, que servindo ao sacrifício incruento do altar, pelo martírio tomou parte do sacrifício cruento da cruz. Este pensamento nos ajuda a entender o tema que longamente meditamos durante toda esta festividade, “São Tarcísio, mártir da Fé”. Porém, a nós é perguntado, o que é ser mártir da fé em nossos dias? Nosso tempo é muito diferente ao de Tarcísio, por outro lado, as exigências não são menores, ao servirmos ao sacrifício incruento do altar devemos ter em mente o sacrifício cruento da cruz, se compreendemos tal ligação certamente seremos melhores servidores da Santa Igreja, e antes de tudo, melhores por sermos Igreja.

Agradecer nominalmente a todos que tornaram esta Festividade de São Tarcísio 2012 possível, seria além de demasiadamente alongado, faria com que inevitavelmente cometêssemos omissões imperdoáveis, pois cada Servidor do Altar que participou merece ter um agradecimento especial.

Então, como agradecer?

O Salmo 115 novamente nos responde, ajudaremos ao “elevar o cálice da Salvação”, invocando hoje e sempre o nome santo do Senhor.

São Tarcísio, rogai por nós!

João Antônio Lima
Coordenador Arquidiocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...