segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa


Começamos a Semana Santa, durante a qual a Santa Igreja celebra os Santos Mistérios de nossa redenção. É Ela a preparação última para a ressurreição de nosso Divino Salvador. Correspondendo a sua alta significação, distigui-se esta semana por extraordinárias e comoventes cerimônias e atos litúrgicos. 

Cada dia é privilegiado, de sorte que nenhuma festa pode ser celebrada durante esta semana. As orações, os cânticos e as leituras nos ofícios e nas Santas Missas, relembram os grandes mistérios de nosso redenção. 

No Domingo de Ramos, comemoramos a solene entrada de Jesus em Jerusalém e sua aclamação pelo povo. Na Quarta-Feira Santa, o grande sinédrio resolve condenar Jesus a morte e Judas vende por isso o seu mestre por trinta moedas. Na Quinta-Feira Santa, assistimos a última ceia, ao lava-pés e a instituição do sacrifício e sacramento da Eucaristia. Na Sexta-Feira Santa é o dia da condenação do salvador, de sua crucificação e morte na Cruz. No Sábado Santo é o descanso do Senhor na sepultura e o raiar do dia da ressurreição. 

Como vemos, a Igreja se aprofunda mais e mais nos insondáveis mistérios da paixão do Salvador. Os sinos se calam, os altares são despojados de toalhas, a história da Paixão nos é narrada. Como os catecúmenos, preparemo-nos para renovar e avivar em nós a graça batismal. Como penitentes públicos dos antigos tempos, tenhamos bem vivos os sentimentos de dor e arrependimento por nossos pecados, e com a Santa Igreja, tenhamos firme esperança na vitória final, na Ressurreição com Jesus Cristo para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...