quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sagração Episcopal dos futuros Cardeais não eleitores

Conforme já noticiamos aqui em nosso blog, no próximo dia 18 de fevereiro (Sábado), o Santo Padre Bento XVI criará 22 novos cardeais para o Sacro Colégio. Dentre estes, figuram dignatários da cúria romana e metropolitas de todo o orbe, devendo-se salientar a presença de quatro futuros cardeais com mais de 80 anos que receberão o título como agradecimento pelo seus longos anos de serviço a Santa Igreja. 

Dentres estes quatro, um é bispo e se chama Sua Beatitude Lucian Mureşan, Arcebispo-Mor de Făgăraş e Alba Iulia dos Romenos . Os outros três são sacerdotes, e conforme prescreve as modificações introduzidas no Sacro Colégio pelo Beato João XXIII, estes devem receber a sagração episcopal antes da recepção do barrete cardinalício, ficando a possibilidade de se pedir dispensa desta exigência em virtude de idade e saúde, como aconteceu no último consistório com o Cardeal Domenico Bartolucci, que na ocasião tinha 93 anos.

Os sacerdotes que serão criados cardeais são os seguintes: 

Mons. Julien Ries, Sacerdote da Diocese de Namur e Professor emérito de história das religiões na Universidade Católica de Lovaina, que foi ordenado sacerdote 08 de dezembro de 1948 e sagrado bispo aos 92 anos em 11 de fevereiro de 2012 pelo núncio apostólico da Bélgica Dom Giacinto Berloco. 

Pe. Prosper Grech, O.S.A., Docente emérito de várias Universidades romanas e Consultor na Congregação para a Doutrina da Fé, que foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1950 e sagrado bispo aos 86 anos no dia 08 de fevereiro de 2012 pelo arcebispo de Malta Dom Paul Cremona O.P. 

Pe. Karl Becker, S.J., Docente emérito da Pontifícia Universidade Gregoriana, durante muitos anos Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, que foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1958 e pediu dispensa da sagração episcopal em virtude de sua saúde.

Nosso blog conseguiu encontrar as fotos da sagração episcopal do agora Dom Julien Ries, ocorrida em 11 de fevereiro de 2012 na Igreja de Notre Dame da cidade Villers Saint Amand na Bélgica. E do agora Dom Prosper Grech, O.S.A ocorrida no dia 08 de fevereiro de 2012 na co-catedral de São João em Malta.

Sagração de Dom Julien Ries:

Procissão de Entrada 

Imposição das Mãos


Imposição do Livro dos Evangelhos

Imposição da Mitra

Entrega do Báculo Pastoral


Agradecimentos




Sagração de Dom Prosper Grech:

  
O Eleito e os Presbíteros-assitentes


Ladainha de todos os Santos

 


Imposição da Mitra

Dom Prosper Grech com Dom Paul Cremona seu sagrante principal




Fontes: 

Fotos Dom Julien Ries: Site Lavenir
Fotos Dom Prosper Grech: Site da Arquidiocese de Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...