terça-feira, 16 de agosto de 2011

Romaria homenageia padroeiro dos coroinhas


Foto: Adauto Rodrigues

Ontem pela manhã, a imagem de São Tarcísio percorreu algumas ruas do bairro de São Brás em comemoração ao dia do santo, padroeiro dos coroinhas. A procissão teve início na Igreja São Francisco de Assis - Capuchinhos e seguiu até a Basílica Santuário de Nazaré.

Alinhados em torno do andor do santo, cerca de mil coroinhas das 68 paróquias de Belém participaram da romaria, que já está em sua quinta edição. Um dos participantes era Wagner Araújo, que se tornou coroinha aos 15 anos de idade. Hoje ele já completa 17 anos servindo à igreja.

“Quis ser coroinha porque reconheci a caminhada da igreja. Eu mesmo procurei e me identifiquei com o trabalho do altar. Hoje sinto que os jovens estão procurando mais a igreja, as paróquias também deram mais espaço para as meninas”, disse. Já Marcos Pereira, 11 anos de idade, era um dos mais jovens participantes da procissão. Ele foi consagrado coroinha um dia antes da romaria e afirmou estar realizando um sonho.

“Sempre quis servir a Deus, tinha esse sonho. Minha irmã já fazia parte da igreja e sempre quis ser como ela”, contou. Após o final da procissão, uma missa foi realizada na Basílica Santuário de Nazaré, presidida por Dom Teodoro Tavares, arcebispo auxiliar de Belém.

Segundo o padre Wiremberg Silva, pároco da igreja de São José e diretor espiritual dos coroinhas, São Tarcísio era coroinha da época do Papa Sisto II e vivia no período das perseguições romanas. Certo dia, o menino saiu para levar eucaristia para um grupo de presos e foi descoberto no meio do caminho.

“Ele tinha cerca de 12 anos de idade e guardou a comunhão no peito como um tesouro, foi morto, mas não entregou”. Desde então, ele é considerado o padroeiro e protetor dos coroinhas. (Diário do Pará)

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...