domingo, 24 de julho de 2011

Nota de Falecimento: Cardeal Vigílio Noé

O Arcipreste emérito da Basílica Vaticana, Vigário-Geral emérito do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, e Presidente emérito da Fábrica de São Pedro, Cardeal Virgilio Noé, veio a falecer aos 89 anos, em Roma, na manhã deste domingo (24 de julho de 2011).

* * *

Nascido em 30 de março de 1922 em Zelata de Bereguardo, na Diocese de Pavia – norte da Itália –, fora ordenado sacerdote em 1º de outubro de 1944. Iniciou seu ministério sacerdotal na Paróquia do Santíssimo Salvador, na periferia de Pavia, criando um movimento juvenil, centralizado especialmente na participação litúrgica.
Em janeiro de 1970 fora nomeado Mestre das Cerimônias Pontifícias. Em 30 de janeiro de 1982 fora elevado à dignidade arquiepiscopal, tornando-se Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Fora criado Cardeal, na ordem dos cardeais-diáconos por João Paulo II no Consistório de 28 de junho de 1991 e anos depois foi elevado a ordem dos cardeias-presbíteros. Com a morte do Cardeal Virgilio Noè o Colégio Cardinalício fica agora composto por 195 purpurados, 114 dos quais eleitores, e 81 não eleitores (ao completar 80 anos, os cardeais passam a ser não-eleitores num eventual Conclave).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...