terça-feira, 10 de maio de 2011

O mais novo purpurado brasileiro foi eleito presidente da CNBB - Sua Eminência Dom Raimundo Damasceno de Assis -

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Sua eminência Dom Raimundo Damasceno Assis, foi eleito na ultima segunda-feira (09.05.11), no segundo escrutínio com 196 votos, e se tornou o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2011 - 2015.
No primeiro escrutínio, recebeu votos também o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Sua Eminência Dom Odilo Pedro Scherer (75 votos), o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta (14 votos); o Arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva; o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o Bispo de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa; o Bispo da Prelazia de São Felix (MT), Dom Leonardo Steiner e o Bispo de Cruz Alta (RS), Dom Friederich Heimler, com um voto cada.
No segundo escrutínio, receberam votos o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta (4 votos) e o Bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp (1 voto). O processo eletivo da CNBB estava entre os temas centrais da 49º Assembleia Geral.
E sobre a eleição, Dom Damasceno disse o seguinte: "Eu sempre digo que nunca me candidatei a nenhum cargo na CNBB. Evidentemente, nós estamos a disposição para servir a Igreja quando os desígnios de Deus se manifestam através de mediações humanas, como é o caso de uma eleição".
Hoje as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Após a eleição dos membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAN).

Fonte: Site da Arquidiocese de Aparecida e CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...