sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pregação quaresmal de Frei. Raniero Cantalamessa: O amor cristão tem relevância social

O Pregador da Casa Pontifícia, o Frade Capuchinho Pe. Raniero Cantalamessa, fez na manhã desta sexta-feira, na Capela Redemptoris Mater da residência apostólica, no Vaticano, na presença do Papa e da Cúria Romana, a sua quarta e última pregação de Quaresma.
O religioso abordou o tema da relevância social do Evangelho: de fato, o amor cristão deve ser tangível, ou seja, deve traduzir-se em gestos concretos de caridade que – entre outras coisas, como afirma Jesus – constituirão a matéria do Juízo final.
"Os historiadores da Igreja – prosseguiu o religioso capuchinho – veem nesse espírito de solidariedade fraterna um dos fatores principais" da missão e pregação do cristianismo nos primeiros três séculos.
Tudo isso "se traduz em iniciativas – e mais tarde em instituições – criadas para a assistência aos enfermos, apoio às viúvas e aos órfãos, ajuda aos encarcerados, refeitórios para os pobres, auxílio aos forasteiros".
A época moderna, sobretudo o Séc. XIX, marcou "uma reviravolta, levando à ribalta o problema social. Tomou-se consciência de que não basta prover, caso por caso, as necessidades dos pobres e dos oprimidos, mas é preciso agir nas estruturas que criam os pobres e os oprimidos". Daí nasceu a doutrina social da Igreja.
Todavia, recordou Frei Cantalamessa, "o Evangelho não dá soluções diretas aos problemas sociais", mas contém "princípios que se prestam a elaborar respostas concretas às diferentes situações históricas".
E como "as situações e os problemas sociais mudam de uma época para outra, o cristão é chamado a encarnar, em cada caso, os princípios do Evangelho na situação do momento".
A contribuição das encíclicas sociais dos papas é precisamente isso – concluiu o Pregador da Casa Pontifícia: elas se seguem, retomando cada uma o discurso a partir do ponto deixado pelas encíclicas precedentes", e "atualizam esse ponto baseadas nas instâncias novas apresentadas pela sociedade" e "também baseadas numa interrogação sempre nova sobre a Palavra de Deus".

Fonte: Radio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...