quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um Pouco da História de Nossa Arquidiocese - Estátua de D. Frei Caetano Brandão


Quem de nós nunca se pôs a contemplar a Estátua de D. Frei Caetano Brandão? A contemplar a perfeição de sua feitura e a força em seus traços ao abençoar nossa Igreja-Mãe. Eu já me pus e julgo não ser o único, por isso, preparei este texto em vista daqueles que por vezes já se depararam com ela, e aqueles que ainda não a viram, possam saber um pouco mais deste monumento que com certeza é um pouco da história de nossa Arquidiocese.

Na sessão do Conselho Municipal de 21 de março de 1899, o conselheiro Dr. Lyra Castro, enviou a mesa a proposta da ereção de uma escultura em vista de homenagear D. Frei Caetano Brandão. Depois de aprovada, foi com todas as formalidades legais publicada sob o número 54 pelo Sen. Antônio José de Lemos, intendente municipal. O intendente contratou o ilustre pintor De Angelis, a 24 de março incumbindo-lhe a feitura da estátua e tudo mais que lhe fosse concernente, sob o valor de 50 mil francos.

Largo da Sé, antes da reforma e urbanização.
Por outro lado, embora o desenho da estátua tenha sido de De Angelis, os trabalhos do monumento não puderam ser por ele ultimados, pois havia adoecido gravemente em uma viagem que fez a cidade de Manaus, doença esta que o levou morte. O pintor Giovanni Caprenesi, amigo e sócio de De Angelis, continuou a obra esboçada, cuja execução foi confiada ao escultor E. Quatrini. O desenho definitivo do monumento foi feito pelo arquiteto G. Pognetti, e a fundição efetuou-se na casa Bastianelli, em Roma.

O monumento representa o bispo com as vestimentas solenes, de mitra, báculo e capa pluvial adornada em alto relevo, nesta observa-se no apêndice o brasão dos franciscanos (OFM), ordem a qual pertencia este insigne prelado. O bispo está na atitude de quem abençoa, fitando a velha catedral que se ergue a direita, em cuja nave tantas vez ressonou a sua inspirada palavra a pregar a sã doutrina.

Monumento na época de sua inauguração
A escultura é fundida em alumínio e bronze, com a altura de 2 metros e 75 centímetros, e pesando uma tonelada e 860 quilogramas. O pedestal e a escadaria em que eu se assenta medem 4 metros e 13 centímetros de altura. Nas quatro faces do monumento, em mármore de carrara polido estão gravadas as palavras:

À Memória
De D. Frei Caetano Brandão
O Municipio de Belém
1900
Resolução do Conselho Municipal
Número 54
De 24 de Março
De 1889
Nasceu
Em 11 de Setembro de 1740
Nomeado
Bispo do Pará em 1782
Arcebispo de Braga em 1787
15 de Dezembro de 1805
Inauguração do Hospital
Da Santa Casa
De Misericórdia
Em 25 de Julho
De 1787

A Inauguração do monumento foi feita pelo Sen. Antônio José de Lemos, aos 15 dias do mês de Agosto de 1900, sendo governador do estado o Dr. José Paes de Carvalho.


Largo da Sé após o processo de urbanização, passando a chamar-se Praça D. Frei Caetano Brandão.
Fontes:

RAMOS, Alberto Gaudêncio. Cronologia Eclesiástica do Pará. Belém: Editora Falângola, 1985.
Albúm de Belém-Pará. Belém: Edição F. A . Fidanza, 1902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...