segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice - Parte I


Iniciamos hoje uma série de matérias em 6 capítulos, que irá ser postado duas vezes por semana, nas segundas-feiras e quartas-feiras durante três semanas, sobre os Mestres de Cerimônias do Sumo Pontífice; seu surgimento na hierarquia da Igreja e suas funções na Cúria Romana; os grandes Mestres de cerimônias; e o corpo de cerimoniários do Sumo Pontífice e a sua atual estrutura.

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice é o órgão responsável pela preparação das celebrações litúrgicas e outras celebrações sagradas conforme prescreve a Contituição Apostólica Pastor Bonus que fala sobre o Departamento das Celebrações Litúrgicas no seguinte artigo: 
Art. 182. 
§ 1. Compete a este Departamento preparar tudo quanto é necessário para as celebrações litúrgicas e outras sagradas celebrações, que são realizadas pelo Sumo Pontífice ou em seu nome, e dirigi-las segundo as vigentes prescrições do direito litúrgico. 
§ 2. O Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias é nomeado pelo Sumo Pontífice por cinco anos; os cerimoniários pontifícios, que o coadjuvam nas sagradas celebrações, são igualmente nomeados pelo Secretário de Estado pelo mesmo período. 
Segundo um artigo publicado por Dom Piero Marini intitulado “O Magistri Cæremoniarum”, a figura do Magister (ou Antistes ou Praefectus) Cæremoniarum Apostolicarum é atestada com segurança desde o ano 710, com o surgimento em Roma de um coordenador perito em matéria litúrgica, que tinha a responsabilidade de liderar e ensinar os vários ritos litúrgicos aos novos sacerdotes. Séculos mais tarde, a figura do Magistri Cæremoniarum cresceu em importância e fama, e os papas começaram a também regular do ponto de vista legal as suas respectivas atividades, pois antes não existia um Cæremoniarum próprio nomeado por direito e sim, uma pessoa que era chamada para exercer aquela função ad hoc, visto que antes do Concilio Vaticano II o Santo Padre presidia somente duas missas publicas ao ano. Já com a regulamentação desta função, o Cerimoniário do Papa passa a ser nomeado pelo próprio Pontífice (como veremos na próxima matéria), e surge então, a Prefeitura de Cerimônias. 

Em 1967 teve inicio a reforma da Corte Papal ou Cúria Romana, e alguns anos depois com a reforma litúrgica (1970), feita pelo Papa Paulo VI que na ocasião revisou todo o regulamento da Prefeitura de Cerimônias, sendo aprovado um novo regulamento dando mais importância ao Gabinete de Cerimônias do Sumo Pontífice, que passa a ser chamada de: Oficio das Cerimônias Pontifícias, tendo como presidente o Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice e assistido pelos Cerimoniários Pontifícios. 
O artigo “O Magistri Cæremoniarum”, publicado por Dom Piero Marine, fala do crescimento significativo das celebrações litúrgicas presididas pelo Papa e a importância do Mestre de Cerimônias que passa a ter um papel fundamental na reforma liturgia pós conciliar. 
Após a reforma do Concílio Vaticano II, o Instituto de cerimônias do Papa passa a ter uma importância maior no campo da pastoral litúrgica, pois a celebração presidida pelo Papa cresceu de modo significativo em números de celebrações e houve inúmeras mudanças no rito, portanto as Cerimônias do Papa passaram a ser uma referência para a implementação da reforma litúrgica de acordo com as normas do Concílio. 
Já em 1988, o Venerável João Paulo II, através da já citada Constituição Apostólica Pastor Bonus, fez uma grande reforma em todo o Oficio das Cerimônias Pontifícias, onde o então Gabinete tornou-se um Departamento Oficial da Cúria Romana, por direito próprio, tendo a sua autonomia, incluindo legislação e competências próprias, passando a se chamar como conhecemos hoje de: Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice

A atual estrutura hierárquica do Departamento das Celebrações Litúrgicas dos Sumo Pontífice, constitui-se na seguinte ordem: 

- O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice 
- Os Cerimoniários Pontifícios 
- Os Oficiais do Escritório (Funcionários) 
- Os Oficiais da Sacristia Apostólica 
- Os Consultores 



Leia também:
O Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice – Parte I
O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice – Parte II
O atual Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice, Mons. Guido Marini – Parte III
O Grande Magistri Caeremoniarum Enrico Dante – Parte IV
Os Cerimoniários Pontifícios e suas funções – 
Parte V
Os atuais Cerimoniários Pontifícios – 
Parte VI
__________________________________________________ 
Elaboração: Cassio Pessoa 
Revisão: Mário Ribeiro 
Fontes da pesquisa: Cattolici Romani; Site oficial da Santa Sé; Artigo de Dom Piero Marini “O Magistri Cæremoniarum” e Constituição Apostólica Pastor Bonus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...