segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O atual Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice, Mons. Guido Marini - Parte III


Hoje é um dia mais que especial para Mons. Guido Marini, pois ele completa seus 46 anos de vida e boa parte dela dedicada a Igreja, por isso nessa data especial vamos conhecer uma pouco da trajetória eclesiástica do Grande Monsenhor Guido Marini, e sua carreira eclesiástica até se tornar o Grande Magistri Caeremoniarum.
O Reverendo Monsenhor Guido Marini nasceu em Gênova na Itália, aos 31 de janeiro de 1965. Depois de terminar o colegial, entrou no Seminário de Gênova, onde ele recebeu seu Bacharelado em Divindade. 
Foi ordenado sacerdote 04 de fevereiro de 1989, em seguida, obteve seu doutorado em Roma “In utroque Iure” na Pontifícia Universidade Lateranense e, em 2007, obteve a licenciatura em Psicologia da Comunicação na Pontifícia Universidade Salesiana. 
De 1988 a 2003 foi secretário dos arcebispos de Gênova, o Cardeal Giovanni Cestas (1988 - 1995), o Cardeal Dionigi Tettamanzi (1995 - 2002) e do Cardeal Tarcisio Bertone (2002 – 2003). 
Foi Cerimôniário do Cardeal Tettamanzi, do Cardeal Bertone e do Arcebispo Dom Bagnasco, tendo um cuidado especial na preparação dos livros litúrgicos e na organização do Collegium Laurentianum, uma associação de voluntários para manter a ordem e o acolhimento na Catedral de Gênova. 
De 2003 a 2005, foi diretor da Comissão Arquidiocesana para a Educação Religiosa nas Escolas Católicas da Arquidiocese de Gênova. 
De 1996 a 2001, foi membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Gênova. Foi também nomeado chanceler do Arcebispado em 2005. 
Desde 1992, Mons. Guido ensinou direito canônico na Agência de Gênova da Faculdade Teológica da Itália Setentrional e no Instituto Superior de Ciências Religiosas, ministrando também o curso de Teologia dos Ministérios. 
Em 2002, foi nomeado cônego da Catedral de San Lorenzo, na qual em 2003 ele exerceu o ofício de prefeito do Cabido. Desde 2004, ele também serviu a Igreja de Gênova como diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano. 
Mons. Guido Marine publicou inúmeros livros e artigos em revistas sobre espiritualidade. Ele exerceu o seu ministério especialmente no contexto da pregação, da direção espiritual, da supervisão de grupos de jovens e diretor espiritual das associações de mulheres religiosas. 
Em 1º de outubro de 2007, o Papa Bento XVI nomeou-o Mestre das Celebrações Litúrgicas em substituição a Dom Piero Marini, atualmente presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, após a outorga do título de Prelado de Honra de Sua Santidade. A primeira celebração papal organizada por Guido Marini foi à Oração pelos Pontífices Falecidos, nas Grutas do Vaticano, em 02 de novembro de 2007, durante a Comemoração dos Fiéis Defuntos. 
Cerimônia em comemoração dos Fiéis Defuntos - 2007
Segundo alguns vaticanistas a troca teria sido articulada entre o Papa e o Cardeal Tarcísio Bertone (Secretário de Estado da Santa Sé), para colocar no posto um clérigo mais afinado com linha litúrgica mais tradicional ao modo do papa atual. 
Mons. Guido Marini e Mons. Konrad Krajewski, conversando com alguns seminaristas.

Leia também:
O Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice – Parte I
O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice – Parte II
O atual Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice, Mons. Guido Marini – Parte III
O Grande Magistri Caeremoniarum Enrico Dante – Parte IV
Os Cerimoniários Pontifícios e suas funções – Parte V
Os atuais Cerimoniários Pontifícios – Parte VI
_______________________________________________ 
Elaboração: Cassio Pessoa
Revisão: Mário Ribeiro 
Fotos: Arquivo pessoal, Fotografia Felici e L'Osservatore Romano
Fontes da pesquisa: Cattolici Romani e site oficial da Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...