segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Guarda Suíça Pontifícia Celebra seus 505 anos de fundação

No sábado passado (22 de janeiro), a Guarda Suíça Pontifícia completou seus 505 anos de fundação. 
Figuras emblemáticas para todos que passam pelos portões do Vaticano, vendo-os impecáveis em seus uniformes coloridos, os guardas suíços tornaram-se um dos símbolos desse Estado. 
Era 22 de janeiro de 1506 quando os primeiros 150 soldados suíços chegaram a Roma, chamados pelo Papa Julio II, por terem larga reputação de guerreiros destemidos. Nesse ano, foi fundada a Guarda Suíça. 
Outra data que passou para a história desse Corpo Pontifício, sendo relembrada como heróica e trágica, foi 6 de maio de 1527, quando as tropas protestantes de Carlos V, imperador da Alemanha e rei de Aragão e Castela, invadiram e saquearam Roma. Os 12 mil homens do imperador levaram a luta às portas da residência papal, mas os 147 homens do Papa resistiram por horas e conseguiram levar Clemente VII e os cardeais ao Castelo Santo Ângelo, colocando-os a salvo. Fizeram isso escoltando-os através do “passetto di Borgo”, que são grandes muros, com uma passagem protegida entre eles, que ligam o Vaticano ao Castelo. Relembrando esse episódio, os novos guardas suíços prestam juramento de fidelidade ao Pontífice, todos os anos, em 6 de maio. 


A Guarda Suíça é o menor e mais antigo exército do mundo e foi celebrado, no sábado, com uma missa, na Igreja de Santa Maria em Campo Santo, e com uma parada, na Praça São Pedro, ornada com bandeira, banda de música e alabardeiros.
 - Liturgia da Palavra -
 - Ofertório -
 - Comunhão -
 - Parada na Praça São Pedro -
 - Cerimônia Solene após a Santa Missa -
- Em destaque de vermelho o Alabardeiro -

___________________________________
Fotos: L'Osservatores Romano
Texto: Radio Vaticana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...