domingo, 21 de novembro de 2010

Consistório Ordinário Público para a criação de novos Cardeais

Há um mês o Sumo Pontífice o Papa Bento XVI, anunciou o Consistório ordinário público para a criação de 24 novos cardeais dos quais 20 são eleitores. Os novos púrpuros da Igreja de Roma contam com um brasileiro, Dom Raimundo Damasceno de Assis – Arcebispo de Aparecida, e o grande maestro Ad æternum da Capela Sistina, Monsenhor Domenico Bartolucci. A cerimônia foi realizada no ultimo dia 20 de novembro na Basílica Vaticana e iniciou ao som da tromba D’Argento na sacada interna da Basílica.
Ladeando o santo padre, segurando a capa pluvial dois diáconos dos quais um (da direita do Sumo Pontifice), é brasileiro - Diácono Glauco Feitosa, pertencente à Arquidiocese de Belém e que mora no Almo Collegio Capranica em Roma.
Oração de Criação dos Novos Cardeais: ...Itaque auctoritate omnipotentis Dei, sanctorum Apostolorum Petri et Pauli ac Nostra hos venerabiles Fratres creamus et sollemniter enuntiamus Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinales...
O cardeal Amato fez a saudação ao Santo Padre, em nome dos novos purpurados:
Diácono proclamando o Santo Evangelho:
Durante a cerimônia, os novos purpurados da Igreja professaram a sua fé e juraram fidelidade a Cristo, a igreja e ao governo Petrino.
A cada cardeal é concedido uma diaconia da Diocese de Roma, por sua vez Sua Eminência Dom Raimundo Cardeal Damasceno de Assis (19º Cardeal do Brasil), recebeu a diaconia da Immacolata Concezione di Maria a Grottarossa.
O Santo Padre ao impor o barrete vermelho e atribuir às diaconias, utiliza a seguinte fórmula: Ad honorem Dei omnipotentis et sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, tibi committimus  Titulum (Diaconia N.). In nomine Patris, et Filii, † et Spiritus Sancti.
O grande maestro Ad æternum da Capela Sistina, Sua Eminência Dom Domenico Cardeal Bartolucci, recebendo o Barrete do Santo Padre.
Os novos cardeais trocam o sinal da paz com os outros cardeais enquanto o coro entoa: "Euntes in mundum universum, prædicate Evangelium omni creaturæ." - "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."
Cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. Eles são considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja". A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa.

Fotos: New Liturgical Movement

2 comentários:

  1. O Diácono Glaucon Feitosa não estuda no Capranica, ele reside no supracitado colégio, ele estuda na Pontifícia Gregoriana.

    ResponderExcluir
  2. Nota:

    O Diácono Glauco Feitosa, MORA no ALMO COLLEGIO CAPRANICA, fez seu Bacharelado em Teologia na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE GREGORIANA (PUG) e atualmente estar fazendo seu Mestrado em Teologia Moral na ACCADEMIA ALFONSIANA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...